domingo, 17 de maio de 2009

JOVEM GUARDA - A MARCA DE UMA GERAÇÃO

DA ALQUIMIA ENTRE O FIM DO FUTEBOL NA TV E O EXÉRCITO DO SURF INVADINDO AS PARADAS DE SUCESSO, SURGIA O MAIOR MOVIMENTO MUSICAL DE MASSA DA HISTÓRIA DO BRASIL:


Na década de 60, as transmissões ao vivo dos jogos do campeonato paulista viraram uma mania nacional, bateram recordes de audiência e fizeram os comerciantes de eletrodomésticos ir ao delírio: a venda de televisores era algo nunca visto nas lojas.


Em tudo isso, um hilário detalhe: A dificuldade em se acostumar com a narração lenta e tediosa de um narrador televisivo, levou o paulistano a baixar o som da TV e colocar em cima dela um radinho de pilha, reproduzindo em altos tons as emocionantes e velozes narrativas, transmitidas pelo rádio. Foi assim o reflexo da transição entre a era do rádio e a era da televisão, no Brasil. Era esse o melhor programa para aquelas tardes de domingo, regadas a muita pizza e cerveja. Nove entre dez paulistanos eram felizes assim !


Mas toda essa mania trouxe conseqüências não muito agradáveis, para ambas as partes. Os clubes notaram um súbito esvaziamento dos estádios. Era óbvio que o público preferia assistir aos jogos no conforto do lar-doce-lar, a ir conferir, ao vivo, os lances e dribles de seus ídolos da bola. Conseqüência inevitável, clubes à beira da falência com arrecadações caindo a níveis absurdos. Estava armado o barraco no meio esportivo e, em pouco tempo, veio a temida e final sentença: estavam proibidas as transmissões esportivas, ao vivo, nos domingos à tarde. Nove entre dez paulistanos já não eram mais tão felizes !


Com tudo isso, o interesse pela programação exibida neste horário caiu e os televisores passaram mais tempo desligados. Os telespectadores estavam órfãos de seu lazer preferido e a TV RECORD, emissora mais prejudicada com a queda da audiência, ameaçada de perder seus anunciantes. Alguma medida precisava ser tomada, com urgência, para recuperar a audiência e reconquistar a fidelidade dos telespectadores. Assim, surgiu o Programa Jovem Guarda, apresentado por três novos talentos: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que transformaria em jovens tardes, as ociosas tardes de domingo.


JOVENS TARDES DE DOMINGO - O BRASIL CANTA A JOVEM GUARDA:


O termo JOVEM GUARDA é usado, hoje, para denominar um gênero musical também conhecido por ie-ie-ie, ou seja, a versão brasileira do rock internacional. Enquanto os Beatles tocavam nas rádios do mundo inteiro, o ie-ie-ie, ritmo novo, nascido da mistura do rock com bolero, estava em todas as cristas da onda, levantando as platéias de qualquer espetáculo.


O início da década de 60 marcou uma nova fase na música brasileira. Os cabeludos andavam de carro vermelho, cabelo da testa e botinha sem meia e as meninas, ternurinhas, deliravam com o pão do Roberto, que era uma brasa, mora !


A Jovem Guarda tornou-se o reflexo brasileiro do rock internacional. Liderada por Roberto Carlos, Erasmo – o Tremendão, e Wanderléa – a Ternurinha, o Movimento teve uma atuação direta na vida dos jovens, criando modismos e influenciando o povo, que aprendeu a mandar tudo para o inferno, transformando a vida numa grande festa de arromba.


Músicas românticas e descontraídas como É Proibido Fumar, Festa de Arromba e Garota Papo Firme, Calhambeque e Que vá tudo para o Inferno, foram hits de sucesso, no embalo do novo ritmo e tornou-se um marco do próprio Movimento.


Na onda da Jovem Guarda surgiram inúmeros artistas que, em pouco tempo, transformaram-se em ídolos: Eduardo Araújo, Sérgio Murilo, Agnaldo Rayol, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Ronnie Von, Martinha, Cleide Alves, Meire Pavão, Rosemary, Vanusa e Antônio Marcos, Deny e Dino, Leno e Lílian e os grupos Tha Jordans, The Jet Blacks, Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, Golden Boys, Os Vips e The Fevers, os reis do baile, que embalavam as festinhas e os romances escondidos...


SOB O SIGNO DE LEÃO, QUEM É DA NOSSA GANG, NÃO TEM MEDO:


Setembro levou apenas a fama, embora a imprensa da época insista em afirmar que a estréia aconteceu neste mês, o Programa Jovem Guarda estreou na TV no dia 22 de agosto de 1965, às 16:30h, sob o signo de Leão – associado à juventude e cuja função zodiacal é a dominação e a afirmação – e detonava o primeiro passo do que viria a ser o maior movimento musical de massa da História do Brasil. Um novo estilo estava no ar. O Exército do Surf invadiu as paradas, descendo a Rua Augusta, a 120 por hora, e as tardes de domingo nunca mais foram as mesmas. Agora, tudo era brasa, mora !


Fontes:

Almanaque da Jovem Guarda - Edição Especial CARAS - Outubro, 1996

Revista Marcante / Música - Roberto Carlos e a Jovem Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário