domingo, 17 de maio de 2009

PRÉ-HISTÓRIA DO ROCK BRASILEIRO

ÍDOLOS DA PRÉ- HISTÓRIA DO ROCK BRASILEIRO:


A música brasileira só conheceu o sucesso a partir da década de 30, quando surgiram os primeiros programas de rádio. Esse foi o primeiro passo para o surgimento dos ídolos populares.


Desta fase, destacam-se Isaurinha Garcia, Emilinha Borba e Marlene, com seus repertórios românticos. Lotaram auditórios e levaram os fãs à loucura, criando os primeiros fã-clubes. Francisco Alves foi considerado o Rei da Voz e, nos anos 40, a Rádio Nacional, de propriedade do Estado, contratou artistas de prestígio como Silvio Caldas e Orlando Silva.


A década de 50 foi marcada pelo samba-canção, tratando de temas relacionados às desventuras do amor, como Vingança, de Lupicínio Rodrigues.


No ano de 1958, surgiu o Movimento da Bossa Nova, inaugurando uma batida nova, resgatando ritmos herdados do samba. A estrutura harmônica, influenciada pelo jazz e o refinamento dos instrumentos, diferiam de tudo o que o mundo já produzira. Chega de Saudade e Desafinado, gravadas por João Gilberto, com música de Tom Jobim, são considerados os grandes sucessos do movimento, que influenciou, inclusive, Roberto Carlos, em início de carreira. E quando Nora Ney largou a fossa caiu no rock, a garotada ficou eletrizada em busca de novos ritmos. Surgiam, assim, a Pré-Jovem Guarda e seus grandes ídolos:


Carlos Gonzaga: Surgido em meados dos anos 50, foi um dos primeiros ídolos da música jovem brasileira, quase sempre a bordo de rock-baladas americanas. Antes disso, encarou algumas marchinhas de carnaval, mas só chegou ao topo das paradas, em 1957, com a versão brasileira de Diana – de Paul Anka. Entre seus maiores sucessos está Oh, Carol (1960) e Bat Masterson (versão da música de abertura do seriado, um dos grandes sucessos de audiência da TV brasileira, nos anos 60.


Demétrius: Na Era Roberto Carlos, Demétrio Zahra Neto, nascido em São Paulo, em 28/03/1942, chegou ao sucesso popular graças às baladas românticas que compunha e cantava. Entre seus grandes hit´s da época estão Corina, Corina; Rock do Saci; Broto Levado (1961); Amor que Perdi (1962); O Ritmo da Chuva (1964). Vitimado pela mesma síndrome que levou Eduardo Araújo a morar no campo, por um tempo, o cantor comprou uma fazenda no interior de São Paulo. Não deu certo. Resultado: voltou com tudo às paradas de sucesso com Eu não presto mas te amo, de Roberto Carlos.


Deno e Dyno: Dupla vocal de grande sucesso no tempo da Jovem Guarda, mas que tem uma formação bem mais antiga: José Rodrigues da Silva, o Deny (Santos, SP,1944) e Décio Scarpelli, o Dino (São Paulo, 1941), conheceram-se em 1956 e logo formaram o grupo. No final dos anos 50, com o nome de Boas Pintas, passaram a se apresentar em boates e estações de rádio em São Paulo. Em 1960, adotaram o nome que os consagrou – Deny e Dino – cujo maior sucesso foi Coruja, de autoria da dupla, um hit explosivo nos tempos da Jovem Guarda.


Eduardo Araújo: Foi um dos pioneiros do Rock Nacional. Começou a cantar em 1960, em programas de rádio de Belo Horizonte e, no mesmo ano, seguiu para o Rio de Janeiro, para estudar Veterinária. Não ficou muito tempo nas salas de aula e começou a decolar em 1961, ganhando cadeira cativa em programas de rádio e TV apresentados por Carlos Imperial. Em 1967, no auge da JOVEM GUARDA, gravou seus dois maiores hits da época: O BOM e GOIABÃO. Através de um convite da TV Excelsior, de São Paulo, passou a apresentar o programa O BOM, ao lado da cantora Silvinha, com quem é casado até hoje.


Renato e seus Blue Caps: Conjunto formado em 1960, no Rio de Janeiro, por Renato Cosme Vieira de Barros, líder da banda (Rio,1944), Carlos Alberto da Costa Vieira,guitarra-base(Rio,1943), Carlos Antônio Pinheiro, bateria (Rio,1944),Cid Rodrigues Chaves, sax tenor(Rio,1944) e Paulo Cezar Vieira de Barros, baixo elétrico (Rio,1947). Iniciaram a carreira tocando em pequenos clubes e festas. Pouco depois, Carlos Imperial convidou-os para participar do programa OS Brotos Comandam, na Rádio Continental, onde o sucesso começou.


Rossini Pinto: Um dos papas do Rock brasileiro (1937-1985), ficou mais conhecido como compositor, embora tenha emplacado com hits de sucesso como Vamos Brincar de Amor e Ford de Bigode.


The Clevers: Pioneiro grupo de rock paulistano que, algum tempo depois, deu origem ao conjunto Os Incríveis, um dos grandes grupos da JOVEM GUARDA. Um dos primeiros grandes sucessos foi El Relicário, a regravação de uma clássica música espanhola em ritmo de twist, um estrondoso êxito nos idos de 1963.


Trio Esperança: Conjunto vocal formado em 1958, no Rio de Janeiro, pelos irmãos Mário Correia José Maria (Rio,1948), Regina Correia José Maria (Rio,1948), Regina Correia José Maria (Rio,1946), Eva Correia José Maria (Rio,1951). Primos dos componentes do conjunto Golden Boys, começaram discreta carreira tocando em clubes e, aos poucos, foram ganhando destaque em programas de rádio e TV. O primeiro grande sucesso do trio foi em 1963, quando gravaram Filme Triste (de Loudermilk, versão de Romeu Nunes), e se firmaram na época da JOVEM GUARDA, tornando-se um dos nomes mais freqüentes nas paradas de sucesso e nos programas apresentados por Roberto Carlos, na TV Record.


É impossível enumerar todos os artistas que contribuíram para o advento do Rock no Brasil, mas com certeza, esses foram alguns dos ídolos responsáveis pela criação de um Movimento que marcou uma geração, criando um estilo e mudando a história da música brasileira. Surgia a Juventude Transviada mandando brasa e comandando uma grande festa de arromba!


Fontes:

Almanaque da Jovem Guarda - Edição Especial CARAS - Outubro, 1996

Revista Marcante Música - Roberto Carlos e a Jovem Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário